quinta-feira, 27 de março de 2014

Diários de Uma Escritora - 27

"Ai, Kimono, sua gorda desregrada. Ontem mesmo teve um Diários de Uma Escritora e agora já tem outro?"

É a vida de um pessoa doente que está tossindo há mais tempo e com mais intensidade do que seu cérebro de pequinês raciocina. #olhaocoice

Vou abordar um assunto que tem se repetido algumas vezes neste mês em comentários que tenho lido no meu blog amarelo e que me deixaram com a pulga atrás da orelha.

O correto é "estória" ou "história"?

Diários de Uma Escritora 27 - Estória X História

Eu ainda estava na escola quando escutei o termo "estória" pela primeira vez. Usei-o por vários anos para diferenciar as ficções da realidade e acabei em um dia qualquer me cansando e retomando o antigo "história".

Apesar de ser uma forma arcaica e posteriormente um neologismo que caiu no ostracismo, a palavra continua presente nos dias atuais (talvez por desconhecimento das pessoas ou por gosto mesmo).

João Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, tentou em 1919 fazer com que "estória" fosse usada para narrações fictícias, enquanto "história" seria apenas para fatos que ocorreram realmente no nosso mundo.

De acordo com a atual Reforma Ortográfica e o meu dicionário Aurélio: o correto é "história". Se você quer falar sobre Tratado de Tordesilhas e Diretas Já ou se vai comentar sobre Chapeuzinho Vermelho ou Cinderela, a palavra é a mesma.

Eu acho que é questão de gosto, apesar de achar o neologismo ultrapassado.
De qualquer forma, ao menos a dúvida foi sanada.

Nos vemos no próximo mês... ou assim eu espero! huhu

Informações complementares: Revista Central - Reforma Ortográfica: História ou Estória? de Robério Fernandes e Wikipedia (Estória).

Por Kimono Vermelho (27/03/2014)

4 comentários:

  1. Saudações


    De toda a foram, prefiro separar os termos em citação nesta temática, nobre.

    Ainda aprecio em demasia o uso da palavra "estória" (provavelmente por causa do tipo de livro que ando lendo ou que já li), mas o descrito acima em seu post está mais do que correto.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlírio!
      Bom, acho que quem determina o que quer somos nós. Assim como você prefere "estória" e eu "história".
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá!!

    Esse termo eu já conhecia. Infelizmente, temos manias, como por exemplo escrever história ou invés de estória para se referir as ficções. Eu mesma já tentei "consertar" essa mania sem muito sucesso.

    Se o Aurélio diz - apesar de não confiar muito nele, prefiro o Houaiss - então está dito!!

    Interessante esse seu post!!

    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália!
      É como respondi para o Carlírio, vai de cada um.
      Não tenho preconceito com dicionários, o que importa para mim é que eles deem a definição certa. XD
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.