quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Diários de Uma Escritora - 25

Diários certo no ano certo.
Enfim o retorno da nossa conversa sobre escritores, leitores, livros e afins.

Estamos no terceiro ano desta seção e eu estou muito contente de ter levado o projeto para frente, apesar dos trancos e barrancos.
Muito obrigada pela companhia, apoio, leitura e comentários!

Diários de Uma Escritora 25 - Concursos Literários

Neste mês durante uma conversa despretensiosa com o @MT_virus (redator do Calibre Cultural) pelo Twitter, ele me mandou um link para um concurso literário.

Bem, se tantos profissionais de outras áreas fazem concursos públicos, por que um escritor não participa de concursos literários?
Pode parecer algo tolo, mas é bastante interessante.

Tudo bem que olhando de fora (e sendo um pouquinho pessimista) o concurso literário é muito mais difícil, visto que, não existem várias "vagas" e não importa o quanto você "estude" o conteúdo, a sorte é um fator que pesa bastante.

De qualquer forma, meu caro colega de escrita, você não deve abaixar a cabeça e começar a reclamar de como a vida é injusta. Participar, tentar, já é uma forma de fazer os dados rolarem. Ficar se escondendo debaixo das cobertas não trará nenhuma glória.

Acho válido os escritores correrem atrás desses concursos, só que é sempre bom lembrar:
-Saiba o que você quer e está disposto a dar por esse concurso;
-Jamais deixe de ler o regulamento e se possível salve ou o imprima;
-Não seja ingênuo.

Se você tem uma história pronta e está penando com as editoras, talvez seja uma boa ideia participar de concursos que querem publicar o livro do vencedor, como este que é inter-continental.
Mesmo os que apenas premiam com dinheiro, já são de grande valia!
Participar não dói.

"Ainn mas e se eu não ganhar?" - Tente outra vez! Não é todo mundo que ganha de primeira, além de ser um ótimo motivo para buscar melhorar e conhecer outros estilos de tramas, escritas, personagens...
"Ainn nunca ganhei, vou desistir" - Atitudes derrotistas não levam ninguém a nada, muito menos escritores. Covardia não deve estar em nenhum traço da sua personalidade, pois só mostra o quanto você realmente não está preparado para ganhar nada, NUNCA!

Não adianta, eu não passo a mão na cabeça de ninguém.
Não se vitimize quando seus sonhos estão em jogo. A vida segue para os guerreiros, aos covardes só sobra a vergonha.

Primeiro passo
Não sabe onde encontrar esses concursos?
Recomendo que você tenha uma rede social (Twitter ou Facebook) e siga blogs literários, perfis de Bienais do Livro e editoras. É ba-ta-ta! Sempre tem alguma coisa rolando em um desses três tipos.

Se você nem sabe por onde começar, eu indico o Calibre Cultural e o Cabine Literária.
Não, nenhum dos dois está pagando merchan. Estou fazendo de graça, porque nem tudo na vida é dinheiro. E também porque este blog não é tão famoso para se achar assim.

Nos vemos no próximo mês!

Por Kimono Vermelho (23/01/2014)

4 comentários:

  1. Olá!!

    Realmente o concurso literário que você citou indiretamente no post é uma grande sacada. Além de ter um livro publicado (que é muito nos dias de hoje), ele será publicado fora do Brasil. Isso vale muito. Além, é claro, do prêmio em dinheiro que ajuda e muito.

    Infelizmente não escrevo ficção, somente critico sem ganhar nada por isso, justamente pelo meu bel prazer e de quem quiser ler.

    No aguardo pelo resultado do mesmo.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália!
      Pois é, o negócio é o escritor correr atrás de concursos que tenham a cara dele e participe sempre.
      Pena que não existe concurso para críticos de livros... Seria bacana. :3
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Kim-senpai! -Q XD

    Olá! <3

    Primeiramente, tenho que dizer que AMO os seus blogs! São uma referência pra mim, e eu sempre leio eles n_n

    Segundo, esse post abriu os meus olhos pra um sonho que eu sempre tive, mas que nunca sabia por onde começar. Os concursos são um bom primeiro passo para alguém que gostaria de publicar um livro, ou até mesmo fazer seus textos conhecidos.

    Como eu escrevo ficção, vou começar a pesquisar mais sobre concursos. Seria um bom começo n_n

    Até mais! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      UAUSHAUHSUAHSUAHUSHAUH Meus blogs referência... Tsc, tsc... XD
      Fico feliz que o post tenha te ajudado, moça!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.