quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Blogando da Cozinha: Salsicha

A Alemanha faz miséria com as salsichas, sejam de carne de frango ou de porco, cozidas, assadas ou fritas, sozinhas ou como acompanhamento.
No Brasil, nós também damos o ar da criatividade quando se trata de salsichas, usando-as nos cachorros quentes, em tortas ou consumindo como acompanhamento.

Segundo um amigo cardiologista, as nossas amadas salsichas são um dos grandes inimigos, não só do coração, como do resto do organismo. De qualquer forma, esta foi a "ração" que comi por muitas semanas por conta da mudança de casa e acabei me especializando nessa iguaria.

Estreia agora o Blogando da Cozinha, uma subcategoria dentro das Receitas, que visa principalmente a experiência gourmet (usando palavras estranhas para deixar o texto mais chique), palatável e o momento em si, deixando a receita de lado em algumas situações.

* ~ * BLOGANDO DA COZINHA * ~ *
- Salsicha frita -
De uns tempos para cá, eu tenho me aventurado bastante na cozinha, aproveitando para absorver um pouco do conhecimento culinário da minha mãe, uma cozinheira de mão cheia.
Sempre fico encantada quando vejo cozinheiros ou pessoas que se dão bem na cozinha falando sobre quem os inspiraram a se aventurar por esse mundo delicioso. Em alguns casos são as mães prendadas, os pais inteligentes, as avós quituteiras... Não importa quem te levou para este saboroso caminho, e sim, o que você aprendeu e os momentos maravilhosos que viveu.

Eu confesso que sou uma pessoa bem atrapalhada, mas que acredita que com treino, erros e acertos, pode-se alcançar um estágio de "comida boa".
Também acredito que tem gente que não combina com cozinha por mais que tente ou seja ensinado por alguém muito bom. Não é meu caso.

1ª etapa
Normalmente em casa usamos um pacote de salsichas (não temos preferências por marcas, mas buscamos sempre produtos de boa qualidade).
Colocamos-as dentro de uma caneca (nome científico: leiteira), enchemos de água e colocamos o suco de meio limão (pode colocar o meio limão dentro da caneca, se quiser) ou vinagre. A caneca ficará no fogo (médio a alto) até que as salsichas inchem um pouco e subam.
O vinagre ou o suco de limão tiram aquele cheiro característico da salsicha.

2ª etapa
Em uma panela, coloque a margarina, manteiga, azeite de oliva ou o óleo vegetal (para os óleos: 4 a 6 colheres de sopa / para a margarina: uma colher generosa de sopa). Se gostar de alho, coloque um dente passado pelo amassador, dá um bom sabor.
Corte as salsichas no formato que preferir (tiras ou rodelas) e jogue-as na panela, lembrando de deixar no fogo médio.
Mexa-as com uma colher de pau ou silicone para evitar que grudem no fundo da panela. Se for necessário coloque um pouco mais de margarina, manteiga, azeite ou óleo.

Como vocês podem ver na foto, eu gosto quando ficam mais fritinhas.

3ª etapa
Antes de as salsichas chegarem perto do ponto que você gosta, pode usar uma colher de sobremesa de alho em pó (ao invés de usar um dente de alho amassado no começo).
Você também pode colocar a mesma medida de páprica doce ou qualquer outro tempero. Cuidado com a adição de sal! O consumo em excesso faz mal e as próprias salsichas já são um pouco salgadas.
Também não exagere nas quantidades de temperos.

É nessa hora que você pode colocar salsinha, cheiro verde, coentro ou cebola picados.

Eu às vezes coloco uma pimenta dedo de moça picada ou uma colher de sobremesa de um molho de pimenta preparado pela minha mãe.

4ª etapa
Quando chegar no ponto que você quer, tampe a panela e desligue o fogo.
Está na hora de chamar a família para sofrer provar!

Eu costumo ficar bem nervosa quando preciso fazer um prato novo ou que ainda não peguei muita prática. O importante é saber que é muito raro tudo sair perfeito na primeira vez, então não se deixe abalar pelos comentários negativos ou tiração de sarro. Ao menos você foi e tentou. Pior é quem fala dos outros e sequer sabe fritar um ovo. Não, miojo não é comida, não me faça rir.

Química Gourmet
Espero que tenham gostado dessa estreia um pouco desajeitada do Blogando da Cozinha. Eu sei que o Kimono Vermelho está cada vez mais escasso de posts, no entanto, tentarei movimentar mais o blog. Desculpem a falta de tempo e pauta.

E aí: vai se aventurar na cozinha?

Por Kimono Vermelho (09/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.