domingo, 26 de maio de 2013

Família

O que de fato é família para você? Um pai e uma mãe? Dois pais? Duas mães? Só um pai? Só uma mãe?
Existe algum conceito "correto" de família?

Este texto é principalmente uma crítica à aqueles que querem impôr seus conceitos arcaicos sobre os outros e fazer com que essas pessoas se sintam menosprezadas ou que sofram preconceito por sua condição diferente.

O que é família?
Família é um conjunto de pessoas normalmente relacionadas por sangue ou casamentos e que carregam um sobrenome em comum.
Esta é a definição mais crua possível que eu posso dar.

Atualmente vivemos no século XXI e o conceito de família mudou muito.
Hoje há casais que adotam. Crianças que têm pais separados, dois pais, duas mães... Família não é só pai e mãe, tio e tia, avô e avó. Forçar esse significado para que ele seja usado de modo descriminatório, é ridículo e de muita falta de caráter.

É preciso entender que os tempos hoje são outros e que o mundo não ficou preso a dogmas antigos. Um filho adotado não é menos filho que um de sangue. Dois pais ou mães gays não deixam de ser mais ou tão responsáveis quanto os pais e mães héteros. Ter os pais separados não é o fim do mundo.

Sabe onde é que o conceito "família" atinge com mais força? Nas crianças. Principalmente se seus responsáveis reforçarem a ignorância.
Os casos de menores que chegam com queixas de "meu coleguinha disse que sou uma aberração, porque tenho dois pais" ou "meus amigos disseram que eu não tenho família, porque meus pais são separados", não são poucos.
Nesse período, não se pode esquecer que a sociedade está formando futuros cidadãos e que para a melhor convivência devemos aprender e respeitar as diferenças. Ninguém é obrigado a aceitar, porém o respeito é obrigação.

Qualquer agressão desse tipo pode traumatizar a pessoa para sempre e transformá-la em alguém cheio de problemas, e que se não tiver equilíbrio mental para superar essa cicatriz, pode sucumbir.

O nível de irresponsabilidade dos adultos com esse tema é de dar nojo, inclusive na propaganda partidária que passa direto na televisão.
"Família de verdade é ter pai e mãe, tio e tia, avô e avó" - Não, família de verdade é aquela composta por pessoas que amamos e que nos amam, podendo ter ligação sanguínea ou não.

Infelizmente ainda temos que conviver com pessoas de retrógradas que não aprenderam que, se não estamos infringindo o direito de ninguém, temos o livre arbítrio para sermos felizes como quisermos.

Vamos educar nossas crianças para que saibam e entendam que existem vários tipos de família e que elas devem respeitar acima de tudo, concordando ou não.
Precisamos de um mundo menos ignorante.

Neste post, eu reclamei de uma propaganda de um partido religioso, mas não pensem vocês que a religião é a única, os extremamente tradicionais também têm esse pensamento pequeno.
Lembrando, dentro de um grupo sempre existem exceções. Conheço muitos religiosos (católicos, evangélicos, espíritas) que não são representados por essas pessoas que se perderam no século passado.

Foi só um desabafo de uma pessoa que não quer mais ver crianças sendo perturbadas por conceitos imbecis determinados por adultos que adoram o "correto" e a hipocrisia.

Passar bem!

Por Kimono Vermelho (26/05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.