quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Maldita timidez!

Pessoas tímidas são pessoas com receio de se expressar, pois julgam que não serão aceitas pelo que são, então se retraem.

A timidez é um problema e isso não é questionável. Apesar de alguns acharem um charme, é um sentimento que não ajuda em nada.
Pensem comigo: você deixa de falar o que pensa, deixa de fazer o que gosta na frente dos outros, algumas vezes não consegue falar com as pessoas ou em público. O que tem de charmoso nisso?
Esse tipo de comportamento é a redoma de proteção que o tímido usa para ficar na sua zona de conforto. É muito melhor se retrair e esperar as coisas acontecerem do que dar à cara a tapa e enfrentar os desafios.
Sinceramente? Comportamento de covarde.


Este post pode ser visualizado em fundo branco, letra preta aqui.


"Ai, você não pode falar assim! Você não entende nada sobre timidez!"
Eu entendo mais os tímidos do que seus amigos extrovertidos metidos a "curadores de timidez".
Eu era tímida, igual a um bicho do mato, de se esconder atrás do pais quando é apresentado para alguém.
Fui crescendo e percebendo que perdi muitas oportunidades interessantes por causa disso, não só sentimentais como intelectuais.

O importante é a pessoa identificar o próprio problema e querer mudá-lo. Você sai da sua zona de conforto para dar à cara a tapa. E quando eu digo isso, é enfrentar a indiferença das pessoas, os olhares tortos ou as novas conversas.

Se você não luta contra esse sentimento as coisas vão acontecendo, o tempo vai passando e quando você percebe não há mais nada para fazer. As garotas que você gostava ficaram com outros caras (vice-versa), as oportunidades de emprego foram tomadas por quem correu atrás, as chances únicas na vida se perderam porque você resolveu ficar pensando "vou ou não vou?", enquanto outros lutaram entre si para ver quem chegaria ao topo.

O tímido tem essa maldita mania de ficar pensando: "será que eu vou? Acho melhor não... Mas eu queria tanto..."
E quando ele acha que tomou alguma decisão, já se foi o tempo certo. Quando se perde o timing é difícil conseguir outra boa oportunidade.

No momento em que o tímido percebe o problema e decide mudar, as coisas começam a fluir.
Se você não se sente preparado para fazer isso sozinho ou não acredita que possa conseguir, procure um profissional especializado, como por exemplo, um psicólogo e foque o assunto na sua timidez.
Se você está com tanta raiva de si mesmo por ter deixado as chances passarem e decidiu tentar por si só, vou dar algumas dicas...
-->


Timidez tem cura! É, só depende de você!
Aliás, qualquer mudança importante e escolha deve ser feita por você mesmo (que é quem terá que arcar com as consequências).

Se gosta da internet e interage bem nela, comece a aplicar essa extroversão virtual no mundo real. No começo é difícil, claro, só que se você não der o primeiro passo, nada vai acontecer.
Procure puxar conversa com as pessoas (em filas de banco, padaria, cinema). -> Eu sei, nem todo mundo gosta do freetalk, mas só por você trocar duas frases com um estranho, começa a ganhar confiança para conversar com qualquer um.
Nunca fique com a cabeça abaixada, mantenha-na erguida e olhe nos olhos da pessoa quando ela estiver falando com você. Apenas esse simples gesto já passa mais confiança.
Tente ser espontâneo, dando sua opinião. Mesmo caindo em algumas saias justas, você acaba aprendendo como agir com os outros.
Não force um comportamento que não é seu. O fato de estar tentando se livrar da timidez não quer dizer para você fingir ser o que não é e mudar drasticamente. <- Esse tipo de coisa acontece quando os amigos extrovertidos forçam a barra para você parar de ser tímido. Eu não aconselho esse tipo de tratamento de choque e, se possível, se afaste um pouco dessas pessoas.
O tímido precisa aprender a ser mais comunicativo por si só e em seu tempo, sem nada forçado ou apressado.

Se as coisas não derem certo na primeira vez, tente novamente. Não pensem que foi fácil eu deixar de ser tímida. Se não me policio posso ainda cometer alguns deslizes, como abaixar a cabeça quando falo com algumas pessoas (normalmente de hierarquia superior a minha).
A questão é que o tímido está a todo minuto lutando contra esse sentimento e é preciso atenção para não cometer os antigos erros.
Eu me arrependo muito por não ser como sou hoje na época do colégio, eu teria evitado parte do bullying e seria mais respeitada. Sim, extroversão traz respeito. Sabe de que forma? Quando você impõe a sua vontade e não vira apenas um fantoche na mão dos outros. Se acham que a cor da caneta tem que ser vermelha, só que você prefere azul, fale! Mesmo que a sua opinião não seja levada em consideração naquele momento, você a pronunciou. O importante é mostrar-se ativo. Posteriormente você pode argumentar sobre a sua escolha e fazer com que ela seja considerada.

Os tímidos têm medo de errar, de não serem aceitos... Vocês precisam lembrar que todos nós erramos um dia e que todo mundo já foi rejeitado em algum momento. O importante é não se martirizar e se tratar como um nada. É preciso levantar a cabeça e seguir em frente. São os erros que nos fazem acertar na próxima vez.

É importante ser firme e ter uma postura segura. Isso só vem com treinamento e força de vontade de mudar.
Não fique se condenando porque agiu de tal forma quando tinha que agir de outra. "Águas passadas não movem moinhos", ou seja, pare de perder tempo pensando no erro e melhore da próxima vez. É assim que funciona.

Não desista. O caminho é longo e algumas vezes tortuoso. A glória só é alcançada depois de muitas quedas e tropeços, então não tenha medo de errar, tenha medo de viver uma vida de arrependimentos.

Espero ter ajudado, porque um texto como esse teria feito a diferença na minha vida. :)

Eu fiz este post inspirada em um seguidor do Twitter e em seus problemas com timidez. Se você tem um assunto interessante, pode mandá-lo para o meu Twitter (está embaixo da assinatura) ou pelos comentários. Vou escolher o melhor e falar sobre ele (dando o crédito da sugestão a você).

E aí: continuo com a seção de auto-ajuda ou mando todo mundo para o psicólogo?

Por Kimono Vermelho (29/08/2012)

4 comentários:

  1. Wohhh! Adorei o texto Asamiya! E tenho que confessar que há uns tempos atrás eu também era muito tímida, porém agora já digo o que penso(e as vezes eu exagero ha ha o.õ). Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Honorável kimono-san, tais palavra de júbilo sobre um assunto tão complexo E- Sim, timidez é uma merda. Merdona. TIPO SUPER merda. Mas consigo me virar.

    ResponderExcluir
  3. Eitcha, sdds Google Sites -q
    /não

    Enfim, desde que me entendo por gente eu sou MUITO, MUITO, tímido e é, como todos dizem: Timidez é uma merda. ~dasgrandes~

    Eu realmente tenho que perder essa timidez... Não consigo ficar em lugares lotados e nem andar na rua direito, é, pois é. :'B

    ResponderExcluir
  4. Só comentários de tímidos. XD
    Espero que vocês não tenham sofrido com os amigos extrovertidos.
    E também espero que consigam conviver melhor sabendo como lidar com a timidez.

    ResponderExcluir

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.