quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Adolescência - Parte 2

Se você ainda não leu a parte 1, eu recomendo.
Não precisa ser agora, pode ser depois. ;D

♫ "Comer, comer. Comer, comer. É o melhor para poder..." Comer?
Ah, a adolescência. O corpo muda e com ele o metabolismo. Algumas pessoas começam a comer muito, muito mesmo. Sabe aqueles "pratos de pedreiro"? Não é difícil encontrar adolescentes com esse tipo de prato no horário das refeições.


Este post pode ser visualizado em fundo branco, letra preta aqui.

Bem, normalmente são garotos fazendo isso, já que as garotas...
É, mulher é um bicho complicado. Fica fazendo dieta do pato, dieta da estrela XB7-4951, dieta do pataquadati e do raio que o parta. Para quê? Ficar mais magra, parecer com alguma celebridade ou alguma modelo...
Se eu tive essa fase?
Desculpe decepcionar, mas eu nunca achei útil uma dieta que me privasse de algum alimento que eu gosto ou que eu tivesse que engolir por obrigação. Ou seja, nunca usei esse método "falho". Acredito que toda mudança na alimentação deva ser acompanhado por um profissional, como um nutricionista e/ou endocrinologista.
E é por causa de revistas tolas, amigas retardadas ou informações desinformadas que muitas vezes surgem graves doenças, como a bulimia e a anorexia.

"Meu Deus! Se eu ficar gorda, ninguém vai querer ficar comigo!!!"
Eu se fosse homem não ficaria mesmo com você, mas o motivo seria sua burrice.
Desculpe a franqueza, só que irrita profundamente ver mulheres aparentemente lindas e com pouco cérebro... Digo, com pouca informação.
Se uma pessoa não quiser ficar com você só porque é gorda, acho que é ela que NÃO TE MERECE!
Ok, ok, não vou ser hipócrita, um garoto lindo me fisgaria mais rápido que um não tão lindo. PORÉM, amigas, ninguém aguenta muito tempo uma pessoa linda e burra, a não ser que seja apenas diversão.
Melhor um não tão lindo inteligente do que um lindo burro e chato. Vai por mim.

Voltando a falar da parte séria, bulimia e anorexia são doenças e precisam de tratamento com vários profissionais, começando por um psiquiatra.
"Ai, mas eu não sou louca!!!!" - Acalma, criatura, acalma.
Um psiquiatra trata de doenças psicológicas, o que é o caso da bulimia e da anorexia.
Para algumas meninas é normal olhar para o espelho e se achar gorda. Mas nem sempre isso é só tiração de sarro ou auto-estima baixa. Elas realmente veem uma imagem distorcida (apesar de todos dizerem que estão bem).
E não pense que isso afeta unicamente as mulheres, os homens também se tornaram pacientes (em menor número, é claro).

Bulimia e Anorexia - Quem é quem?
Eu por muito tempo também não soube diferenciá-las.
Não vou ficar usando termos técnicos, pois não estamos em um consultório e quero facilitar a vida de todos os leitores.

Bulimia é quando a pessoa ingere uma quantidade exagerada de comida (normalmente bastante calórica) e em seguida vomita. <- explicação no português claro
Anorexia é quando a pessoa não ingere uma quantidade suficiente de comida ou não come. <- explicação no português claro
Isso aí foi apenas um resumo porco do que é cada transtorno alimentar.
Uma pessoa anoréxica pode ser bulímica.

A maior causa é a baixa auto-estima. É por aí que todos os problemas entram e fazem a festa.
-->


É realmente complicado ver que a genética foi mais gentil com as outras do que com você.
Elas atraem os olhares masculinos, são mais extrovertidas, populares, têm mais amigos...

Senhoras e senhores, alguns fatores podem ser revertidos, apesar de difíceis.
É difícil deixar de ser tímido, de ser isolado, de atrair a atenção dos garotos... 

Esse papo de beleza interior não cola...
É.
O ser humano é uma criatura visual e por isso se você não é tão atraente quanto a do lado, a probabilidade de ficar encalhada é maior. E com isso a auto-estima vai descendo até o chão (em alguns casos ela passa dele).
Vou dar um conselho importante: homem não é tudo na vida. Mulher não é tudo na vida.
Não faça seu mundo girar em torno de um garoto, como se você dependesse dele para viver. Isso não existe, pare de bobeira.
Segundo, não espere ser amada por ninguém se você mesma não se ama.

Existem pessoas que se apaixonam por outros atributos, como a personalidade, a inteligência, o humor, as unhas, os cabelos, os pés, a voz, etc e tal.
Em suma, a vida é complicada, mas tudo fica mais fácil de resolver quando você está de bem consigo mesmo.

E como resolver o problema da auto-estima?
Complicado, complicado... No entanto, você pode procurar a ajuda de uma pessoa especializada, como um psicólogo. Por mais que as coisas pareçam óbvias, eles podem indicar novos caminhos a seguir, novas interpretações e sem falar que você pode desabafar.

Agora chegou a hora de falar sobre novas experiências!
Não, vamos deixar isso para uma próxima parte.

E aí? Sua adolescência também foi complicada?

Por Kimono Vermelho (30/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar conheça as nossas regrinhas:
-Não poste nada ofensivo, respeite os outros;
-Não brigue, aqui não é ringue de boxe;
-Não faça merchandising do seu blog com a desculpa de "ah, mas eu comentei sobre o post também".
Siga as regras e você não conhecerá o lado escroto da Kimono.